segunda-feira, 6 de maio de 2013

Deus e o Octeto



Jesus e a ligação iônica

A teoria do octeto diz que o átomo para se estabilizar precisa ter oito elétrons em sua ultima camada de valência, precisando este criar estratégias para conseguir se estabilizar e uma forma encontrada foi  a de realizar ligações químicas que consistem em doar ou  compartilhar elétrons. Nós por outro lado não fugimos disso, pois sempre procuramos criar ligações com outras pessoas, sejam elas familiares, de amizades, namoro, casamento, etc. O fato é que ninguém é feito para ficar sozinho, mas o que isso tem haver com Jesus ou Deus? Analisaremos as seguintes passagens

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gênesis 2:18-24

E posteriormente, Jesus reforça

“Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
Marcos 10:6-7

Ligação Iônica definição - O próprio nome já diz, a ligação iônica ocorre com a formação de íons. A atração entre os átomos que formam o composto é de origem eletrostática. Sempre um dos átomos perde elétrons, enquanto o outro recebe. O átomo mais eletronegativo arranca elétrons do de menor eletronegativo

Se nós somos constituídos dentre outras coisas de átomos este conceito está ligado ao nosso ficar de cada dia, ou seja, pessoas que procuram conexões de curta duração que por sua vez, esta associada à cultura do príncipe encantado, ótica, feniletilamina, serotonina entre outros fatores. A parti do momento que nós construímos um perfil de uma pessoa perfeita por exemplo uma imagem  é registrado em nosso cérebro que vai ser despertado quando virmos a pessoa que corresponde a imagem criada ocorrendo uma liberação de feniletilamina e serotonina que vai nos impulsionar ao encontro da outra pessoa e se for compatível com o outro iremos nos relacionar, este processo se chama atração física. O problema desta atração e que se não passar para a fase posterior chamado amor sóbrio a pessoa tenderá a fazer coleção de relacionamentos, ou seja, fatalmente vai procurar realizar ligações iônicas. Isso se apenas considerarmos a ligação entre casais, mas vale também para todo o tipo de interação humana exceto os hormônios citados que é somente pra relações amorosas.

Cabe ressaltar que o amor é cultural, antropologicamente falando, o homem tem a tendência de ser caçador, logo, ele esta pronto para qualquer tipo de ligação principalmente a iônica, ao contrário, a mulher tem a tendência de ser mais fiel que o homem é ela quem escolhe e define qual tipo de homem que ter e quanto menos ela querer ligação iônica menos hormônios que vicia será liberado na corrente sanguínea, logo ela facilmente conduzirá ao seu parceiro a fase d amor sóbrio.

Hoje em dia, diferentemente do passado quando o namoro era somente pegar na mão o que se fala o importante é ser feliz, o aumento do incentivo em sair beijando muito estar desestruturando relações saudáveis duradouras. Podemos perceber que este fator tem aumentado o número de jovens adolescentes grávidas o que não é muito diferente de 200 anos atrás a diferença é que elas estavam casadas por causa da cultura da época e conseqüentemente, assistida por seus familiares.

Este tipo de ligação não é predominante das relações amorosas, tem se observado a superficialidade em todos os seguimentos de relações humanas, sabe-se que o homem pende para o egoísmo precisando ele de orientação e educação conforme os costumes culturais e religiosos de cada sociedade. Contudo todo o individuo sonha em ter relações justas onde todos possam ganhar, o que o homem não percebe é seu proprio estado de podridão por ele olha a si mesmo com benevolência e para os outros de forma implacável do dente por dente olho por olho.

Para alcançar este sonho utópico para muitos é lógico Jesus ensina a importância do amor, pois quem ama envolve, quem evolve desenvolve a proposta é que olhamos um para o outro como se fosse uma equipe, o esposo e a esposa são uma equipe, seus familiares são equipe, amigos são equipes, não sendo possível o homem realizar grandes coisas sozinho, como diz a sociologia o homem é um ser social por natureza a bíblia está ai para comprovar isso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário