sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Deus, o Germinador


Jesus e a Dormeincia

A rainha mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: Que os deuses me tratem com o último rigor, se amanhã, a esta mesma hora, eu não fizer de tua vida o que fizeste da deles. Elias teve medo, e partiu para salvar a sua vida. Chegando a Bersabéia, em Judá, deixou ali o seu servo, e andou pelo deserto um dia de caminho. Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida, porque não sou melhor do que meus pais.Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come. Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 1 reis 2-6


Este tema é voltado para a vocação/chamado cristão vou abordar visões católicas também, pois este blog não procura discuti doutrinas ou pensamentos teológico, isto é para a catequese, escola dominical, escola de lideranças e congressos,  creio que temos um Deus que tudo sabe, e não gosta de discussões vãs e muito menos acepção de pessoas, a fé é  como se jogar do Everest sem paraquedas não sabemos o que Deus planejou, portanto ele nos Deixou uma mandamento amai-vos uns aos outro como eu vos amei. então vamos construir juntos de uma ótica diferente.

Definição  - A dormência é um acontecimento essencial para a semente, que elabora um  mecanismo natural de resistência a fatores externos imposto pelo meio, que podem  apresentar dormência no tegumento, dormência no embrião e, também por desequilíbrio de  substâncias inibidoras de germinação. Nas espécies florestais nativas é comum a presença  de sementes que necessitam de quebra de dormência para que haja germinação, mesmo em condições ambientais aparentemente favoráveis.

Primeira convicção - para semente germinar ela precisa de condições favoráveis para germinação acontecer enquanto isso não ocorre ele fica lá por anos em estado de dormência, uma vez quebrada ela cresce e dará frutos que darão novas sementes.

Segunda convicção -a importância da quebra de dormência é favorecer o estabelecimento de áreas degradadas pelo homem e o aumento da produtividade da agricultura. E o que isso tem Haver com a vida Cristã?

É a base do chamado de Deus, ou seja, o despertar do homem para as coisas do céu que inciou com Abraão, passou por Moisés, Elias, Eliseu, João Batista, Jesus, pedro e os Apóstolos,  Paulo, e tantos outros que receberam este chamado a missão divina.

O chamado de Deus é desafiador, vejamos o exemplo de abraão em etapas resumidas:

1.  Deus se chama a abraão  - Um dia, Deus disse a Abrão: "Sai da tua terra e da casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Em ti serão benditas todas as nações da terra".
Abrão obedeceu. Foi com Sarai, sua mulher, e seu sobrinho Lot para a terra de Canaan. Aí lhe apareceu o Senhor e lhe disse: "Darei esta terra aos teus descendentes".

2. Melquisedec Abençoa Abrão - 
"Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra!". Depois disto, Abrão deu-lhe o dízimo de todos os seus bens.

3 Deus promete uma descendência a abraão -  Aos 99 anos de idade, Abrão teve outra aparição em que o Senhor lhe disse: "Daqui em diante não te chamarás Abrão mas sim Abraão, porque te destinei oara pai de muitas gentes. Para o futuro, não chamarás a tua mulher de Sarai mas de Sara. Eu a abençoarei e ela terá um filho ao qual chamarás Isaac. Concluirei com ele uma aliança perpétua em favor da sua posterioridade". Deus provê um milagre o nascimento de Isaac.

4. Deus testa a fé  de abraão - Deus experimentou Abraão e disse-lhe: "Toma Isaac, teu filho único a quem amas, para me ofereceres em sacrifício na montanha que eu te desginar".
Abraão levantou-se antes de amanhecer, preparou o jumentinho, cortou a lenha necessária para o sacrifício e pôs-se a caminho com Isaac e dois servos. Ao terceiro dia, avistou de longe a montanha do sacrifício. Disse então aos servos: "Esperai aqui com o jumento enquanto eu e meu filho vamos lá em cima adorar o Senhor". Pôs a lenha sobre os ombros de Isaac e ele mesmo levou o fogo e o cutelo.
Enquanto subiam, Isaac disse: "Meu pai!". Abraão perguntou: "O que queres, meu filho?". Isaac respondeu: "Levamos o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?". Abraão disse: "Deus tratará disso, meu filho".
Quando chegaram, Abraão levantou o altar, dispôs nele a lenha, amarrou o filho e o colocou em cima.
Em seguida, agarrou no cutelo para imolar a criança.

5. Deus poupa Isaac. 
"Abraão! Abraão! Não faças mal ao menino. Agora sei que temes a Deus pois não poupaste teu filho único para me obedeceres". Abraão levantou os olhos e viu um cordeiro preso num espinheiro. Foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto em lugar do filho. Então o anjo do Senhor disse pela segunda vez: "Já que para me obedeceres não poupaste o teu filho único, eu te abençoo. Dar-te-ei uma posterioridade tão numerosa como as estrelas do céu e a areia na praia marítima. Em um dos teus descendentes serão benditas todas as nações da terra".
[Abraão viveu até a idade de 175 anos. Seu filho sepultou-o em Mambré, junto de Sara, sua esposa].
Então irmãos Deus chama, realiza milagres para mostrar que ele é todo poderoso e nós não termos dúvida disso e depois pede "sacrifício", ou seja um voto de confiança. Agora podemos prestar atenção na passagem acima, e vamos pegar a palavra medo e refletir sobre o conceito de Dormência. 

Difícil imaginar que o grande profeta Elias teve medo, logo ele que foi arrebatado, não conheceu a morte, e teve medo por quê?  Vejamos esta parte do conceito  A dormência é um acontecimento essencial para a semente, que elabora um  mecanismo natural de resistência a fatores externos imposto pelo meio. Podemos entender que este estado é uma proteção contra o meio, portanto, é instintivo o desejo de se preservar ,esconder-se das situações de perigo, pois nós sentimos segurança nas coisas visíveis, acontecendo em níveis diferentes como diz este trecho apresentar dormência no tegumento, dormência no embrião e, também por desequilíbrio de  substâncias inibidoras de germinação. Tegumento é parte exterior, ou seja,  a pele aqui podemos dizer que é a vaidade , incessante procura por aprovação alheia, o modismo etc, e nossa tendencia natural ao pecado, nossas fraquezas, desejos desordenados e  os nossos vícios  drogas, alcoolismo, etc.  e por fim  Nas espécies florestais nativas é comum a presença  de sementes que necessitam de quebra de dormência para que haja germinação, mesmo em condições ambientais aparentemente favoráveis.  Todos estes fatores unidos nos fazem querer dormi, e dormi, mesmo quando temos condições favoráveis a isso, nos tornamos estéreis não adianta regar ou cuidar nada vai fazer germinar a não ser o poder de Deus com foi o nascimento de Isaac.

Nos dias atuais há uma escassez de padres como é o caso do catolicismo, missionários, casais que queiram viver a santidade e a castidade, justamente pelo fato que Deus nos pede para abrir mão de nós mesmos e nos entregar a sua vontade, mas ele cobra algo que ele mesmo está disposto a fazer, entregou seu único filho para ser sacrificado, isto pode ser um dos motivos que ele impediu abraão matar seu único filho.

Não consigo imaginar com exatidão o que passou pela cabeça e no coração de Abraão quando ele ouviu o pedido de Deus, deve ter sido algo profundamente dolorido e perturbador, pois foi lhe concedido um milagre onde não havia mais possibilidades, sonho dele era ser pai, constituir uma família, tanto é que ele teve um filho com uma serva e quando este sonho é realizado Deus pede seu herdeiro? Este é o preço da fé, abri mão de si mesmo para cumprir a vontade de Deus, sair do estado de Dormência em condições muitas vezes desfavoráveis para recuperar as áreas degradas do mundo, como a violência, egoismo, luxúria, inveja e tantas outras coisas sutis que degradam nosso coração.

Penso eu que para um missionário, celibatário, padre, casais estéreis o abri mão significa sacrificar sua geração biológica como Deus sacrificou a sua, ou seja , Jesus uma vez que muitos missionários morreram em nome de Cristo, filhos de pessoas comuns que não tiveram a oportunidade de ser avós, bem como padres e celibatários que vivem para ser espelhos de Cristos adotando filhos e filhas, irmãos e irmãos necessitados de amor para agradar aos olhos de Deus, é sempre uma decisão difícil seguir a vontade de Deus e abandonar sua vontade como Jesus fez,  germinou o amor em nossos corações. 

Achei esta historia muito legal que complementa esta reflexão e foi de lá que  tirei a fota acima acesse o link:





Nenhum comentário:

Postar um comentário