sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Deus e a Sindrome Jules cotard

Jesus e sanidade mental

À chegada de Jesus, já havia quatro dias que Lázaro estava no sepulcro. Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão.
Mal soube Marta da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro. Maria, porém, estava sentada em casa. Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá.
Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo.
A essas palavras, ela foi chamar sua irmã Maria, dizendo-lhe baixinho: O Mestre está aí e te chama.Apenas ela o ouviu, levantou-se imediatamente e foi ao encontro dele.(Pois Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava ainda naquele lugar onde Marta o tinha encontrado.)
Os judeus que estavam com ela em casa, em visita de pêsames, ao verem Maria levantar-se depressa e sair, seguiram-na, crendo que ela ia ao sepulcro para ali chorar.Quando, porém, Maria chegou onde Jesus estava e o viu, lançou-se aos seus pés e disse-lhe: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!Ao vê-la chorar assim, como também todos os judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito. E, sob o impulso de profunda emoção,perguntou: Onde o pusestes? Responderam-lhe: Senhor, vinde ver.Jesus pôs-se a chorar.
Observaram por isso os judeus: Vede como ele o amava! Mas alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos do cego de nascença, fazer com que este não morresse?Tomado, novamente, de profunda emoção, Jesus foi ao sepulcro. Era uma gruta, coberta por uma pedra. Jesus ordenou: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, pois há quatro dias que ele está aí...
Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu: Se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra. Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste.Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste.
 Depois destas palavras, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!E o morto saiu, tendo os pés e as mãos ligados com faixas, e o rosto coberto por um sudário. Ordenou então Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. Muitos dos judeus, que tinham vindo a Marta e Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. João 11:17-45


Certamente, esta é um dos momentos mais marcantes de Jesus, ele esta diante da morte de seu amigo na condição do filho de Deus vivo, todos já tinha ouvido falar dos milagres de Jesus , e sabendo disso, Jesus se encontrava numa situação ainda mais difícil, de um lado tem sua humanidade , seu amor por lazaro e suas irmãs de outro a incredulidade dos judeus. Devemos também levar em consideração que a vida tem um ciclo natural, nascer, crescer, reproduzir e morrer quando Jesus decidiu em trazer de Lázaro volta á vida quebrara a lei da natureza o que não era nenhum novidade porque Elias foi arrebatado aos céus não conhecendo a morte, ao contrario de Lazaro que conheceu a morte sendo ele humano e voltou a vida.




Existe a morte espiritual não somente a morte física como nós estamos acostumados a pensar, a morte de espirito é ate mais devastadora do que a morte física.
Propondo uma coisa louca, mas necessária para fazer a nossa reflexão do tema, desde já quero apenas refletir e tentar entender a passagem de uma outra ótica sem contestar o milagre, se por acaso alguém se sentir com a fé questionada a intenção não é esta e se por acaso sua fé abalou aconselho a fortalece-la.
Imagine que Lazaro não tivesse morrido, mas acreditasse que morreu ou estava definhando, apodrecendo aos poucos. O que isso tem a ver com a síndrome de Sindrome Jules cotard?
Definição: síndrome de Cotard/delírio de Cotard/delírio do cadáver vivo  compreende qualquer um de uma série de ilusões que vão desde a crença inabalável fixos e órgãos que se perdeu, sangue ou partes do corpo a acreditar que um perdeu a alma ou está morto. Na sua forma mais profunda, a ilusão toma a forma de uma crença professada de que não existe. Encontradas principalmente nas psicoses, como esquizofrenia e transtorno bipolar, síndrome de Cotard, também tem sido descrita em lesões orgânicas do córtex temporoparietal nondominant, bem como na enxaqueca. ilusão de Cotard é a síndrome de auto-certificável só de psicose delirante.

Com certeza pior que a morte física é crê  que esta morto antes de continuar penso quie é importante ilustra melhor isso com relatos de pacientes desta sindorme

“Estou conversando com a senhora, mas os ossos do meu crânio estão se desmanchando, todo meu sistema nervoso está destruído, meus olhos não   fecham mais, não pisco, minha massa encefálica está destruída, as células nervosas estão  esgotadas. Não adianta a senhora vir aqui, não há nada para fazer, eu não existo mais e não tem ninguém na face da Terra que possa fazer alguma coisa por mim” (Senhor de 74 anos)

Outro caso
“Uma mulher que estava tão convencida de sua morte que fazia questão de vestir um sudário e dormia num caixão. Pediu para ser enterrada e como seus familiares se negaram, permaneceu em seu caixão até que faleceu algumas semanas depois.”

Nem é preciso dizer quem sofre desta síndrome tende a ser extramente melancólica, depressiva e pode ate cometer suicídio em casos mais extremos.

Muitos dizem que o que jesus falou não serve pra nada, não da para ligar com a ciência no caso de hoje a psicologia/psiquiatria, quando li isso me veio imediatamente a passagem Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. (São Mateus 5, 22) Acho que isso responde o que Cristo quis dizer de fato, realmente não sabemos o que se passa na cabeça de ninguém ou quis tipo de sofrimentos ela tem passado foi para isso que ele veio, para nos alerta da questão do cuidado.

Esta questão vai muito além de vida ou de morte, Cristo sabia que seu povo estava doente e porque não dizer que estava morto espiritualmente, a lei de Deus estava sendo interpretada erradamente porque os sacerdotes não observava a misericórdia Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9:13  Sabemos que o poder é tentador e nossos desejos são mais ainda, pois nos acentua a parte carne e diminui a parte espiritual e caímos no equivoco de esta fazendo algo bom, escondemos em nossas “boas intenções” que na verdade são egoístas, mas somos incapazes de enxergar.

O fato interessante da passagem da ressurreição de lazaro é que Jesus mostra sua humanidade pela primeira vez, e pela primeira vez eu digo que ele foi impulsivo e acima de tudo sábio porque ele foi tentado violentamente no momento de fragilidade, onde o desejo de ter seu amigo vivo era maior do que sua divindade. Ressuscitará lazaro naquele momento significava também que ele teria vários outros pedidos de ressurreição como Jesus ressucita meu avo, meu pai minha esposa, filhos, quero conhecer Davi, Elias traz de vota Jesus! Ele foi sábio porque orou pedindo autorização ao pai quando nosso impulso era de fazer e depois perguntar e a consequência da ressurreição de lazaro deve ter sido estes infinitos pedidos  citados acima, pois se fez para um faz para outro não é o mesmo deus em que acreditamos?

Jesus não apenas retirou uma pedra física do sepulcro, nos curou da síndrome do cadáver vivo chamada falta de amor, de esperança, de cuidado, de compreensão, de falta de paciência. Esta síndrome é o mesmo que falta de esperança, falta de fé. Mesmo que Jesus não tenha ressuscitado lazaro fisicamente, certamente ele abriu os olhos de lazaro para o reino de Deus que é de fato sua missão, nunca foi realizar milagres isto foi apenas para que as pessoas pudessem crer e mesmo assim muitos não creram.

Outro dia o papa Francisco como diversos pregadores que já ouvi eles falam da alegria que o cristão deve ser alegre justamente por isso, para que nós não padeçamos numa morte de espirito e assim deixarmos de gozar todas a graças de Deus em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário