segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Deus o potencial Hidrico

Jesus é o despertar hídrico

João 3
 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".
Em resposta, Jesus declarou: "Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!"
Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.  O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". Perguntou Nicodemos: "Como pode ser isso?"
 Disse Jesus: "Você é mestre em Israel e não entende essas coisas? Asseguro que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.
Eu falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se falar de coisas celestiais? Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.
Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus".


Esta é uma da passagem mais intrigante da vida de Cristo , pois Nicodemos desafia a Jesus a falar sobre os milagres e prodígios que realizava pedindo uma explicação de como é está em Deus. Com Jesus faz isso com tamanha propriedade?

Isto é tão intrigante e instigante como uma pergunta de criança. outro dia estava conversando sobre a curiosidade da criança e suas perguntas que nos deixam sem respostas, havia dado o exemplo de uma criança perguntado para mãe porque quando nos referimos ao pais dizemos costa e quando falamos de uma pessoa dizemos costas?  Já se perguntaram isso?  Ou o real motivo porque os adultos beijam na boca e as criança não podem beijar os coleguinhas ? ou quando vem a pergunta o que é virgem?

Mas o que tem haver tudo isso com a proposta do texto? O quem tem haver isso com potencial hídrico?

A primeira coisa é definir o que é água?

Esta substância compõe proporção de 75 – 85% da estrutura corpórea dos seres vivos. Sua origem pode ser endógena: quando proveem de reações internas, ou exógenas: através da ingestão direta de água ou alimentos. 
A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal. No entanto existem organismos que possuem homeostase (equilíbrio interno) submetida às condições sazonais do ecótopo onde estão inseridos, conseguindo sobreviver na ausência de água. A este estado denominamos de anidrobiose, onde todas as reações metabólicas: nutrição, locomoção e reprodução ficam suspensas, em estado latente, aguardado condições propícias para sua expressão.

Potencial Hídrico Definição

Todas os seres vivos, incluindo as plantas, requerem uma adição contínua de energia livre para manterem e repararem suas estruturas altamente organizadas, assim como para crescerem e se reproduzirem. Processos como reações bioquímicas, acúmulo de solutos e transporte de longa distância são todos movidos por um acréscimo de energia livre na planta.
O potencial químico da água representa o status da energia livre da água. Em termodinâmica, a energia livre representa o potencial para realizar trabalho.

Em suma o potencia hídrico significa energia livre, ou seja, trocando em mudos uma força para realizar algo, mas espere um pouco, isto tudo nos faz lembra uma certa conversa de Jesus com a samaritana (João capitulo 4 ver o capitulo) e na ocasião Jesus fala no versículo 10   Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Isto é fantástico porque se olharmos para as propriedades básicas descrita acima podemos imaginar o que realmente Jesus quis mostrar além do que já sabemos, temos este dom em nós mesmo e não conseguimos, muitas vezes enxergar ou sentir isso, reconhecendo isto nos aproximamos e passamos a conhecer o Deus criador.

Outro ponto muito legal desta definição é a palavra energia livre, o que me faz pensar na liberdade que é esta com Deus, todos os lideres me disseram que a maior forma de liberdade está no amor de Deus e por isto que Jesus nos diz que a verdade nos libertará jo 8:32. Esta energia livre é o próprio Espirito santo que nos move e nos impulsionam.



Agora que sabemos que é potencial hídrico vem a nossa mente a pergunta: Qual é o potencial hídrico da água? Esta é uma pergunta interessante porque o potencial hídrico da água pura é ZERO!. Isto mesmo ZERO! Outro detalhe interessante quando entra o soluto ( substancia que ira se dissolver na água) o potencial hídrico é NEGATIVO!  Voltando a passagem de Nicodemos e o desafio de Jesus tentar definir seu estado de vida e ele propõe que deveríamos ter que nascer de novo é o mesmo em dizer esvazie-se, pois os ensinamentos culturais podem mascarar a essência de Deus e nos mecaniza a pensar sempre do mesmo modo sem refletir no todo, ou seja, no sistema em que estamos inseridos. Pode parecer clichê em dizer que somos produtos do meio e de fato somos está ai um conceito que podemos dizer isso, uma vez que a água ela perde seu potencia no meio do soluto. Percebemos que a água ela se movimenta na planta do meio menos concentrado para o mais concentrado chamamos isso de potencial osmótico, ou seja, quando estamos no mundo que é o soluto mais concentrado nos esvaziamos um pouco mais de  Deus porque as coisas do mundo vem ao nosso coração.


Na medida que crescemos nossas experiências, ensinamentos, regras sociais aliado a nossa humanidade se torna solutos poderosíssimo diminuído gradativamente todo nosso potencial nos colocando numa jaula trancada a sete chaves e jogada  todas fora nos tirando a esperança e força ( energia livre ), ou seja, Espirito Santo. Porque naturalmente temos a tendência ao pecado e somos atraídos  a ele de forma sutil.

Em muitos encontros religiosos os lideres ensinam incessantemente sobre a obediência que devemos ser obedientes quando muitas vezes em seu intimo eles querem nos controlar emocionalmente, psicologicamente, e nos fazem escravo de uma imagem de Santidade, a meu ver obediência é sinônimo de respeito e devemos sim ser questionadores como as crianças e buscar conhecer mais de Deus do que conhecer de ouvi falar Jó 42:2. É sabido que o verdadeiro líder trabalha na ótica da liberdade estimulando os dons de Deus dentro de cada um de nós porque ele sabe, ao estimular um dom ele automaticamente estará estimula do os seus próprios dons, sendo porém, um exercício de fé em seu liderado do mesmo modo que Deus tem fé em nós, ele não nos coloca numa jaula intelectual, emocional que seja. Ele nos dá a opção de escolha de caminho.

Devemos ser cautelosos quando se refere as nossas doutrinas e dogmas para não se tornar um fariseu doutor da lei achando que detém a verdade ou que é a igreja verdadeira sobre isso eu reflito em Marcos 9:39 quando jesus diz que aquele que faz as obras em seu nome  não é inimigo e sim aliado, o reino de Deus está dentro de nós luc 17:21 nós somos a igreja, não é necessário afirmar se a minha ou a tua igreja é a verdadeira  e muito menos desmerecer o nosso irmão em Cristo.

E quanto as religiões não cristãs será que seus praticantes irão para o inferno porque não tem a mesma convicção que a nossa?  Pesemos como criança, nos ensinaram que Deus é amor, e se Deus é amor, e muitas religiões ensinam o amor ao próximo, solidariedade, respeito e caridade elas não tem esta água pura? Na eucaristia eu é o partir do pão representar apenas a partilha, não seria justo que cada cristão devesse doar algo material cuidar do doente, dos pobres, dando-lhe condição necessária de sobrevivência não seria mais útil que entrar na fila da comunhão e dizer que naquele momento esta sem pecado?  Fato é que adultos complicam tudo e as crianças simplificam tudo.

O potencial hídrico é positivo quando tem muito oxigênio (ar) no meio como é o caso de pneu de automóvel, bicicleta e células turgidas ( oxigênio e água), literalmente podemos dizer que o ar é o próprio Deus porque ele faz aumentar todo nosso potencial humano natural e nos faz romper a linha do natural para o sobrenatural.

Por fim podemos dizer que diante de tudo que foi exposto a criança  é a detentora do potencial positivo porque a todo momento tem um olhar de novidade para tudo que está em sua volta, e infelizmente, o adulto perde isso com o passar do tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário