sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Deus, o geólogo



Jesus e o Intemperismo


Reunindo-se uma  grande multidão e vindo a Jesus gente de várias cidades, ele contou esta parábola: "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um". Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!" Mateus 13:2-9





Certa vez ouvi de um líder que a palavra de Deus é a semente e o nosso coração é semelhante a um solo,  quando se trata de solos me faz relembrar o tempo de faculdade onde tive a oportunidade de estudar um pouco de solo, além de propor um novo ângulo a esta parábola do ponte de vista do solo, ou seja, como nós somos preparados para germinar esta semente?Lembro de minha primeira prova de solo e sabe qual foi a primeira pergunta ? O que é intemperismo?











O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.


Este conceito é importante porque a rocha com o passar do tempo sofre transformações físicas, químicas e biológicas, o solo só é solo porque a rocha dura, impenetrável e sem vida passa por este processo o que possibilita com o passar do tempo um ambiente propicio para que as plantas e outros seres vivos possam se desenvolver, de posse deste conceito possamos nos ater a esta passagem. "Farei de ti uma rocha nua, um lugar onde se estendem redes; tu não serás jamais reconstruída. Sou eu, o Senhor, que o digo - oráculo do Senhor Javé". Ezequiel 26 4. Deus promete a nós uma fortaleza inabalável, pois a rocha nua ira formar solos aluvionares que transportam grande quantidade de águas, neste caso águas vivas.



Transformações  físicas estão ligadas a estruturas devido a pressão ou remoção de camadas sobrepostas, levando para o contexto da parábola, Deus por meio de tribulação que passamos nos oportuniza a remoção dos nossos excessos, vícios de maneira mais rudimentar.


Há dois processos importantes nesta remoção de camadas conhecida como congelamento/degelo que ocorre em duas partes:



Congelamento - A água percola os grão de fissura entre os grãos e cristais das rochas (água aumenta o volume)


Cristalização de sais - os sais em solução penetram nas fissuras e poros das rochas que serão lixiviadas para regiões marinhas e poluídas.

 Isto não lembra a passagem "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens". Mateus 5:13


Que maravilha isso porque os solo exposto ao calor, frio e principalmente a chuva faz pequenas rachaduras no solo além de seus poros que facilita a penetração da água, que por sua vez retira os sais das rochas. Isto é fantástico porque explica por meio desta interdisciplinaridade como nós somos salgados por Deus e porque as tribulações são importantes, tudo isso vem de uma experiencia com Deus que começa com um chamado como de abraão ou o dos discípulos "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens".Mateus 4:19. O quanto este chamado impactou positivamente na vida dos discípulos? Que tipo de transformação eles tiveram?


Neste ponto entra o intemperismo químico que é a mudança na estrutura química da rocha, em nosso caso seria a mudança de comportamento, na neurociência a mudança química do cérebro. Na rocha a água participa promovendo a hidrólise quebrando as estruturas minerais, a outra é a oxidação que em suma disponibiliza o oxido de ferro que vai absorver o fósforo, que por sua vez é um componeste imprescindível para realização da fotossíntese.


Isto é importante porque quando a palavra de Deus floresce nós precisamos alimentá-la para que permaneça e dê frutos, lembremos que Jesus dará águas e jamais teremos sede porque é fonte de vida eterna João 4. Jesus conhece muito bem o ciclo da vida de nossos corações e não se quebra, apenas não o conhecemos ou deixamos de olhar para este ciclo e nos focamos em nossas limitações, culpas e etc.


Relacionada com as nossas culpas vem a dissolução que nada mais é que a lixiviação de minerais no solo, é portanto uma faca de dois gumes, podendo ser bom por um lado e ruim por outro lado vejamos.



Vou começar com uma curiosidade você sabe porque a água do mar é salgada? É salgada por causa do relevo, a chuva arrasta estes minerais das partes mais altas do planeta ( montanhas) e vai levando para parte mais baixa, ou seja , o mar.


Explicado a faca da dois gumes, o primeiro lado é quando esta chuva é pura (chuva de gracas) bate lá na montanha e vem trazendo os minerais até o mar, por isto que às vezes oramos por uma graça e ela parece não vim é preciso tempo para que ela faça efeito no seu solo ainda que chova diretamente no seu solo (coração) é preciso mais ou menos três meses para fazer efeito no solo, mas Deus é diferente ele é atemporal, o legal disso é que não precisa chover e meu coração para que possamos sofrer estas transformações chovendo no coração do meu irmão certamente fara efeito no meu.


Ha outra é a questão da chuvas acidas, é o caso dos fariseus e doutores da lei que abusavam de seu poder em nome de Deus, pense nisso como você andando na multidão e jesus te pede pra fazer uma fila e deixa responsáveis para te guiar, ai este responsável desvia o olho de cristo e segue outra pessoa parecida fisicamente com Cristo e aos poucos você vai se intoxicando e matando toa a vida em seu coração



Por fim o intemperismo biológico o que é provinda de humos fungos, linques ,animais, este podemos associar ao cristo crucifixado , pois a vida gera vida ea vida de que falamos é o amor que pode alterar um comportamento ruim e levar a pessoa uma experiencia profunda de Deus, mais uma vez vem Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34 .


Desde o inicio de seu plano de Salvação Deus propunha mudanças radicais comportamentais de seu povo escolhido que constantemente cai em tentação e voltavam a condição de pecado, ainda sim, Deus jamais desistiu, de certo houve momentos que pensara em destruir a humanidade por ela não conseguir viver sem o pecado. Este plano audacioso envolvia o sacrifico de seu unigênito que veio nos ensinar a andar nos caminhos de nosso pai. Meso nós sendo fracos com muita propensão ao pecado Deus tem achado formas para nos transformar em seus verdadeiros discípulos, é um processo doloroso e lento que pode resumi a um unico segundo como o caso de Paulo que caiu do cavalo para se converter, Jesus nos prepara a todo instante para este este momento nos dando sabedoria e fortaleza preparando nosso coração para a experiencia de Paulo e assim mudar nossa historia.

irmãos como esta escrito “Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.” Mateus 13:15,  


Mesmo endurecidos águas vivas penetram de forma suave imperceptível nosso coração, uma pequena gota que seja é capaz de fazer milagres!

Em suma podemos tira de lição:

Primeiro Deus quebra nosso coração nos expondo a situações adversas para que sua água viva penetre e aos poucos se expanda.


Segundo Uma vez penetrada ela se expande nos trazendo uma experiencia profunda que vai alterar nossa psicologia, e consequentemente, nosso comportamento.


Terceiro Haverá uma mudança de vida, que produzira frutos, gerará vida formando um ciclo de vida que jamais se quebra mesmo que não enxergamos ele está lá, ainda que caímos em solo pedregoso é possível a vida surgir, com um pouco mais de trabalho.























Nenhum comentário:

Postar um comentário