segunda-feira, 20 de maio de 2013

Deus e a Via Metabólica




JESUS E O METABOLISMO

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me compra-zo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, se não Jesus


Metabolismo - Significa quebra, transformação ou mudança da moléculas de nosso  organismo. Esta transformação  varia de pessoa para pessoa.
Quando ouvimos falar em que alguém é religioso logo vem a imagem de uma pessoa pura, idônea, sábia, etc. Pessoa que nunca faria algo que prejudicasse alguém ou a si próprio contendo em seu interior um poço de virtudes inesgotáveis isto seria o ideal, mas não é o que acontece na maioria das vezes , ao contrario vemos no noticiário casas de abusos contra os fiéis que variam de desvios dos dízimos a pedofilia. Como se explica este desvio de caráter religioso?
Primeiramente, vamos refletir sobre algumas ações feitas por jesus descrita na bíblia para tentarmos entender, ou estudar melhor isso.
TRANSFIGURAÇÃO  -   Se a palavra metabolismo está associado a transformação e acreditamos que a palavra de Deus é capaz de Transformar o que jesus fez foi uma demonstração pratica disso, uma explicação plausível pra a presença de Moises e Elias em suma, deve-se ao fato que um libertou o povo e o outro foi arrebatado ao céu não conhecendo a morte.
Com certeza o ápice da historia de Jesus é o momento da Santa ceia onde o próprio parte o pão e distribui o vinho e diz para fazer isto em sua memória é interessante perceber que este acontecimento representa o motivo real de sua missão aqui na terra, o pão se transformando no corpo e o vinho se transformando em seu sangue a doutrina católica chama este fato de transubstanciação quero deixar claro que este não é o ponto, porém vamos refletir sobro o que o papa emérito Bento XVI disse:

O amor tudo transforma e, portanto, compreende-se que no centro desta festa do Corpus Christi encontra-se o mistério da transubstanciação, sinal de Jesus-Caridade, que transforma o mundo.
Ao contemplá-lo e adorá-lo, dizemos: sim, o amor existe, e dado que existe, as coisas podem mudar para melhor e nós podemos ter esperança. A esperança que procede do amor de Cristo nos dá força para viver e enfrentar as dificuldades.”

Durante nossa evolução cultural as sociedades tribais perceberam que eram mais eficientes caçando e coletando em grupo do que sozinho, observaram que formando família eles poderiam proteger suas proles dos predadores estes fatores foram importantes no aprendizado e desenvolvimento emocional do indivíduo. Portanto a questão aqui a meu ver que Cristo acima de tudo em sua última ceia quis deixar o legado da divisão e da partilha, pois quem vive para o outro é capaz de se transformar em Cristo no amor de Cristo  tornando uma pessoa melhor e consequentemente contribuindo para um mundo melhor baseado no lei do amor.
Se ainda podemos dizer que a transubstanciação é ilógica podemos então adotar a ótica em que encontramos alguém muito especial e nos apaixonamos por este alguém com o passar do tempo percebemos que  transformamos numa pessoa melhor graças a este sentimento e convívio, já percebeu que ao ver uma pessoa fazer um gesto semelhante a pessoa nos amamos no passado é como se ela tivesse em nossa frente? Então não é absurdo pensar que o Cristo é o próprio pão vivo do banquete da santa ceia uma vez que ele próprio se transfigurou, e toda vez que revivemos este gesto é como se  o próprio jesus se manifestasse diante do nossos olhos através do pão, logo é no mínimo uma simbologia viva de todo o legado que Cristo nos deixou, um legado vivo, claro que isto varia da fé adotada por cada indívíduo coloquei para refletir sobre.

Voltando a questão acima é fato há várias doenças metabólicas como diabetes, intolerância a diversas coisas como lactose e milho e problemas de fígado principal órgão de metabolismo. Algumas intolerâncias acontecem por excesso de ingestão de certo tipo de alimento, o corpo não consegue mais lidar com este excesso e o alimento ou substância se torna tóxico ao organismo, ai vem o pensamento espiritual será que estamos metabolizando bem a PALAVRA DE CRISTO? Será que estamos vivendo da verdade? Conhecereis a verdade  e a verdade vos libertará  jo  8:15 o alimento espiritual é a verdade é ela que  propicia a transformação/ conversão para as pessoas que convivem conosco em diversos ambientes?

A verdade é a palavra de Deus que  também nos quebra como diz são Paulo  Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4, 12) . Quando ingerimos um alimento acontece uma quebra das moléculas, o pão que comemos se transforma em carboidratos que é basicamente fonte de  energia para nosso corpo e  se quisermos ir ao encontro de Deus devemos deixar nos quebrar por ele a fim de nos transformar em alimento vivo para os nossos irmãos. Como podemos nos quebrar se eu como indivíduo estou sujo e contaminado com vermes e bactérias do pecado? Que tipo de alimentos sou eu ? Não seria como um alimento cair no chão ou beber uma água suja? Irmãos se quiserem viver da verdade é preciso admitir nossas misérias o quanto antes, se não seremos apenas um alimento contaminado, estaremos transmitindo um cristo falso e contaminado pelo pecado, porque não o anticristo.
É importante ressaltar que a verdade tem que ser manejada com sabedoria porque se não ela pode ser causa de ruina para nosso irmão e para nós mesmo devendo ela ser manejada com amor para que possa retirar o mal e conservar o bem nas pessoas, ou seja a verdade desnecessária, mal manejada, ou excesso dela pode destruir o próprio cristo nos alerta “ muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não podeis suporta agora” ( João 16:12) .  

Diante do que foi exposto nota-se claramente  que o problema de haver descrentes no mundo advém de um problema metabólico do comportamento do Cristão levando ao mundo enxergar a religião com um mar de hipocrisia pelo fato dos fiéis assumirem dois personagem ,um santo dentro da igreja e o outro devasso cheios de vícios e podridão interior mascarado por uma imagem de puritanos, criando para o mundo exterior uma falsa imagem, quando se revela a verdadeira face causa revolta e consequentemente, gera o descrédito da palavra de  Deu afastando as  pessoas de  divino.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário