terça-feira, 28 de maio de 2013

Deus e a Fonética



Jesus e assimilaridade

Porque Abraão obedeceu à minha voz e observou os meus preceitos, meus mandamentos e minhas leis.” (Gênesis 26, 5).

Definição- Por assimilação, entende-se a modificação de um som por influência do som vizinho que com ele passa a partilhar traços articulatórios (i.e. torna-o foneticamente parecido ou igual a ele).
Certa vez recebi uma visita de uma tia que faz parte de outra denominação religiosa, propôs um estudo bíblico, partilhou sobre suas experiências com Deus e depois foi embora, na semana seguinte, porém, ouvi de um primo que me tia havia dito ter um sentimento de pena por nós minha família e eu estarmos na religião errado, logo  desencadeou uma guerra verbal sem precedentes.
Faz algum tempo que tive curiosidade de foliar o livro do alcorão e a torá e por incrível que pareça pelo menos os livros pentateucos são praticamente iguais no torá tem a maioria do velho testamento. Hoje observamos que as denominações Cristãs pregam o mesmo Cristo e o mesmo Deus com algumas diferenças doutrinárias mas a essência é a mesma. Então comecei a refletir sobre episódio  fui buscar na bíblia alguma situação semelhante que Jesus tenha vivido e encontrei esta:

Um fariseu convidou Jesus a ir comer com ele. Jesus entrou na casa dele e pôs-se à mesa. Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume. Ao presenciar isto, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora. Lucas 7:36-39

Jesus andava com todo o tipo de pessoa e todos os doutores e religiosos diziam que ele era louco ou que tinha pena dele, mas isto não importa, não importa o que a historia diz sobre Jesus porque na ótica dela é verdade, não importa os debates teológicos nada importa, pois a verdadeira religião está na capacidade amar a Deus ( seja ela qual for) e ao próximo como a si mesmo, pois o Deus que eu conheço é o do amor, não faz acepção de pessoas, ao contrário ele acolhedor e cuidadoso possui infinita empatia, educa com generosidade.

Muitas vezes pensamos em estar fazendo a vontade de Deus e queremos que as coisas sejam de acordo com o que acreditamos. Quando pensamos no conceito da assimilaridade podemos olhar para nossa própria família, nossos irmãos e notamos que eles são diferentes de nós e ao mesmo tempo parecidos em alguns aspectos seja físicos ou emocionais e os amamos da mesma forma por mais difícil que seja a convivência, logo não podemos discriminar ou afirmar que  nossa religião é a melhor do que a do outro, pois isto foi e é motivo de inúmeras guerras, sendo o mais importante a experiência pessoal de cada um com o Sagrado não cabe a ninguém fazer tal afirmação a não ser o próprio Criador lembremos de dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário