quinta-feira, 23 de maio de 2013

Deus e a integridade corporal





Jesus e o transtorno

Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: Que pensais nos vossos corações?  Que é mais fácil dizer: Perdoados te são os pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem  tem  na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.  No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus  Lucas 5. 21-25.
 Definição -  transtorno de identidade da integridade corporal (TIIC). Em quase tudo, os portadores de TIIC são normais. Levam sua vida com amigos, família, profissão. O único porém é que não se identificam com um corpo inteiro. E, tal como um homem transexual insatisfeito por ter um pênis, os transabled (corruptela de "disabled", termo inglês para deficiente) sentem um desejo incontrolável de se livrar de um ou mais membros do corpo. Em alguns casos, querem virar paraplégicos.
É intrigante que existem pessoas que gostariam de ser paraplégicas ou mutiladas é até inconcebível do ponto de vista de uma pessoa normal perder um membro ou desejar ardentemente ser paraplégico, tanto é que o paralitico da passagem acima quando ouviu falar de Jesus foi logo ao seu encontro o esforço que ele fez com a ajuda de seus amigos que o levaram ao telhado e desceram até Jesus para que o curasse.
Jesus nos deixa uma pergunta: O que é mais fácil dizer Teus pecados estão perdoados ou levanta-te ou anda?
Certa vez  ouvi uma criança perguntar para o pai porque ele era paralitico, porque não nascera  igual aos demais? No dia fiquei com um sentimento de pena, mas depois vi que estas pessoas são verdadeiras inspirações pra nós, conheço um amputado com apenas o braço esquerdo amarra o cadarço com uma agilidade incrível, posso dizer que é mais rápido que eu que tenho os dois braços, nas olimpiadas passadas um amputado consegui disputar as olimpíadas no atletismo e chegou as quartas de finais, então penso no real significado da cura?
A cura parte do perdão é isso que Jesus quis dizer: É MAIS FACIL PERDOAR DO QUE VOCE FAZER UM PARALITICO, CURAR UM TRANTORNO QUE FOR, DIZER PRA UM AIDÉTICO QUE ESTÁ CURADO ETC. Não é mais fácil perdoar alguém que fez algo horrível contra você ou a sociedade? A cura que a passagem fala é da auto estima, Jesus tinha a capacidade de devolver a auto estima recuperar a alma das pessoas com o olhar, ele curava acima de tudo o espiritual. Imagine que este paralitico sofresse de Transtorno da integridade corporal, cabe dizer aqui que geralmente eles não gostam de utilizar seus membros em público e Jesus o curasse? Não seria uma milagre do mesmo jeito?
Paulo nos diz “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3, 16)  ele quer dizer que nosso corpo é sagrado, mas também  tem  outras doenças, ou seja, doenças da alma, doenças de caráter, nossos vícios dentre outras vai além da fornicação é um conjunto de enfermidades que nos destrói silenciosamente e devemos combater isso cuidando de nossa saúde física, mental, emocional e espiritual.
Independente de qualquer milagre que  muitos são apenas “Show” de ilusionismo, mas isto não é importante porque o centro é o perdão Jesus sabia que o ato do perdão pode fazer milagres nos levam a nossa verdadeira humanidade, faz querermos bem ao outro nos torna mais irmão e mais sociáveis e justos.   

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário