terça-feira, 30 de abril de 2013

Deus e a ótica


Jesus e a Ótica Refratária


Para se entender a ótica é necessário entender duas coisas: A) luz viaja em linha reta e B) nós não vemos as coisas que pensamos ver, apenas enxergamos a luz que bate naquilo que pensamos em ver, ou seja, naquilo que estamos vendo, portanto é a luz que ilumina todas as coisas possibilitando assim que nosso olho possa formar a imagem a ser interpretada pelo cérebro  nos fazendo enxergar todas as coisas e talvez seja por isto  Jesus disse “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (São João 8, 12). Importante perceber que Jesus teve um comportamento linear não se corrompeu em nenhum momento, ele foi eticamente perfeito.



Sabemos que na época de Jesus o povo judeu estava dentro de varias culturas,  formas diferentes de pensar, por exemplo a cultura romana que era a dominante, cultuava vários deuses e com certeza este fato diluía a cultura judaica, além do fato que os sumos sacerdotes e fariseus eram pessoas corruptíveis que muitas vezes se aproveitavam da posição para tirar proveito se beneficiando de algum modo.

Quando os primeiros astronautas pisaram na lua e se deparam com a visão do planeta terra tiveram uma experiência profunda que ativou o mecanismo de  consciência global instantânea, um súbito sentimento que não importavam sua nacionalidade, pois eles fazem parte da humanidade foi como se quebrassem muros e divisórias os tornando com os habitantes do planeta como se fosse parte de uma só família, cidadão planetário como um deles descrevera. Isto por acaso não é semelhante o que Jesus pregou? Da civilização  formar  uma só família em que o homem tem um papel importante sendo ele responsável por cuidar de todo o planeta como estás escrito “ Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” Gen 1:27:28 e posteriormente, o próprio homem deu nome a todos os animais Gen 2 :19. Logo isto é desejo de Deus que cuidássemos do planeta por ser obra de sua criação.
De fato a imagem da terra vista da lua foi capaz de mudar o sentimento dos astronautas,  uma vez quando regressaram tiveram um desejo de ajudar mais ao próximo e ao planeta e seguindo este raciocínio podemos dizer que Jesus foi uma espécie de refração que significa mudar de direção,  pois ele nos deu um novo ângulo para enxergarmos o nosso meio e não é atoa que ele falava de águas vivas Jo 4:10 por a água representar a vida e por ela conseguir mudar a direção da luz fazendo-nos pensar que um lápis está quebrado por exemplo.
A imagem tem o poder de produzir um sentimento em nós seja  saudade, revolta, nostalgia etc. O grande desafio de Jesus foi justamente quebrar a imagem pequena de que somente os judeus seriam salvos porque eram o povo escolhido e formar uma imagem que coloco aqui como pensamento de que todos são parte de uma só família um todo. Somos obra de uma criação divina isto provocou constrangimento, medo e revolta dos poderosos, QUER DIZER QUE TUDO QUE APRENDI ESTAR ERRADO? COMO É ISSO? NÃO É BLASFEMA MOISÉS RECEBEU AS TÁBULAS DA LEI E NOS ENSINOU E ISSO TEMOS ENSINADO AO POVO DURANTE SÉCULOS! Certamente era uma coisa difícil de aceitar, estes sentimentos de revolta formaram a imagem negativa de Cristo, sendo ele considerado a principio como um louco e posteriormente como filho do Demônio, para outros que eram oprimidos,  excluídos  os sentimento produzido era de gratidão para estes o Jesus era o filho do Deus vivo, ou seja, nossa imagem é a partir de um sentimento e deve ser por isto que jesus fala sobre o olho “O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas! (São Mateus 6:22,23). O que cristo provavelmente quis nos alertar que o que vemos talvez não seja real, pode ser fruto de uma ilusão de ótica crenças que podem ler o povo a destruição a longo prazo, neste caso nosso olho tem um importante papel não só para nosso crescimento como do próximo.
Não devemos nos iludir pensando que uma informação é verdade absoluta por ela ter sido passada de pai para filho, por várias gerações. Devemos buscar uma fonte luminosa para que possamos enxergar as coisas como elas são de fato , começando a tratar a nossa própria visão e coração nos reinventando a todo instante é preciso nos auto conhecer em nossa totalidade interior a fim de nossos sentimentos não desvirtue da verdade .

Vídeo complementar docuementário  O cérebro global link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=DohcOfit92s


Nenhum comentário:

Postar um comentário