segunda-feira, 8 de abril de 2013

Entomologia de Deus


JESUS E O INSETO


    Entomologia -  é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente. A palavra Entomologia é proveniente da união de dois radicais gregosentomon (inseto) e logos (estudo) e vem sendo empregada desde Aristóteles (384-322 a.C.) para designar “estudo dos insetos”.

Pergunta:  o que isso tem haver com Jesus? A principio nada. Mas quando pensamos em termos biológicos ele se encontra no Reino Animalia, filo Arthropoda, Classe Insecta, é o um dos maiores filos encontrados no planeta e possui uma alta capacidade de ADAPTAÇÃO, como um post que vi do blog diário de Biologia abaixo:


Durante as inundações causadas pelo furacão Isaac, as formigas tiveram que desenvolver uma estratégia para salvar suas colônias. Em um fabuloso trabalho em equipe, as operárias uniram seus corpos leves formando uma espécie de balsa que flutua na água. A formiga-rainha é abrigada com segurança no centro da estrutura viva. Mesmo em uma situação dessas as operárias continuam cuidando das larvas e as soldado protegendo as companheiras.  http://diariodebiologia.com/

   É impressionante como um inseto pode me remeter a esta passagem: "Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5) Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18)". Mateus 22: 37-39.
   
    A base de toda religião cristã está nestes dois grandes mandamentos que se fossem praticados por todos que se auto denominam Cristãos certamente o mundo seria melhor com menos gente a margem da sociedade sofrendo na maioria das vezes preconceitos que variam da cor, sexualidade, uma doença contagiosa, posição social, religião entre outros.
  
    Considerando o capitulo 12 do livro do êxodo onde fala da instituição da páscoa, Santa ceia  e quando a antropologia  fala da importância do surgimento da família, das tribos, civilização etc. contribuindo para nosso processo de evolução e perpetuação da espécie, pois a partilha dos primeiros grupos foi fundamental para à sobrevivência da espécie deve ser por isto que Jesus falou isso já que o povo judeu estava escravizado pelos romanos além de uma longa história de escrevidão.

   Deus é tão perfeito que talvez Jesus ao estudar as escrituras ele em sua individualidade e imensa sabedoria deve ter observados as formigas como no post acima e ter se inspirado  em instituir o que na doutrina católica chama de eucaristia, ou seja, Cristo se fez carne no pão e no vinho representando seu corpo e sangue.

   Outra abordagem interessante feita por uma colega bióloga é que  somente alguns insetos andam sobre a ÁGUA. Pensando em andar sobre a água encontramos a seguinte passagem:

Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus.Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:28

    Confrontar com todas as vezes que eu deixei Deus em segundo plano porque tinha que estudar para uma prova, ou concurso? Quando não cheguei na missa por estava preocupado com minhas coisas? quando deixei s minhas obrigações cristas, por que estava feliz demais! Se pedro andou sobre as águas indo ao encontro de jesus, porque eu não podia? Simples porque vou a igreja, rezo, faço penitência, mas no fundo eu duvido, estava duvidando que ele é maior que todas as coisas que ele é o centro de minha vida, percebi que a graça não vinha porque duvidava.
ADAPTAÇÃO- quando penso em adaptação me lembro da historia de jó, de Paulo, e tantos outros apóstolos, por que eu não estava evangelizando em casa, escola, trabalho etc, que não estava amando e nem tentando entender meu irmão. Sou assim e pronto acabou que as pessoas tem que me aceitar do jeito que sou! dizia eu, mas na verdade é só um pensamento egoísta. Aprendi que tenho que me adaptar ao jeito das pessoas porque elas são obras de Deus, e pra fazer que elas me escutem tenho que escutar, me interessar pela vida delas, mesmo quando acho que a vida dela é fútil, que ela sé fala besteiras. Jesus tocava as pessoas porque ele se adaptava sua linguagem para que fosse melhor intendida. 

 Por último uma colega disse que chamar o ouro de inseto é uma das ofensas comuns quando queremos ridicularizar o outro, logo veio, esta passagem:

" Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo". (São Mateus 20,26). O servo por ventura não é o menor de todos os homens? Talvez o mais desprezível, porem comecei a pensar em minha liderança quando me acho melhor que os outros, quando meu título me faz querer ser grande. Grande bobagem minha, apenas entrei em trevas pensando assim, como diz o profeta Isaías " Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho, Israel, mísero inseto. Sou eu quem venho em teu auxílio, diz o Senhor, teu Redentor é o Santo de Israel". Mesmo sendo eu inseto miserável é Deus que me faz poderoso em minha pequenez.

   É claro que dependendo da crença pode-se considerar absurdo ou não o fato de Pedro ter andado sobre ás águas, ou podemos levar por um sentido figurado de estado de leveza da alma, particularmente, tenho presenciado alguns milagres e quando falo em milagres não é aqueles mirabolantes é o milagre da conversão da mudança de comportamento. Creio também que muitos que estão fora denominação religiosa tem uma postura cristã melhor que muitos que lá estão, como por exemplo o caso de uma venda de convites da galinhada que foi realizado na igreja o pessoal ofereceu para um pessoa que estava bebendo no bar que disse toma aqui o dinheiro, mas dê para alguém que precise deste prato de comida. Ser cristão é muito mais que ir as missas cultos, rezar etc. é algo de dentro de alma, espirito.

Bom caríssimos, este foi um dos temas que pretendo partilhar, estarei postando mais temas a ideia é tentar um por semana abordando uma temática das diversas áreas do conhecimento, física química, biologia, matemática, informática etc.. se tiver sugestões de temas, criticas  podem deixar nos comentários  até a próxima  



Nenhum comentário:

Postar um comentário