Vídeo complementar docuementário O cérebro global link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=DohcOfit92s
O governador tomou então a palavra: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam: Barrabás! Pilatos perguntou: Que farei então de Jesus, que é chamado o Cristo? Todos responderam: Seja crucificado! O governador tornou a perguntar: Mas que mal fez ele? E gritavam ainda mais forte: Seja crucificado! Pilatos viu que nada adiantava, mas que, ao contrário, o tumulto crescia. Fez com que lhe trouxessem água, lavou as mãos diante do povo e disse: Sou inocente do sangue deste homem. Isto é lá convosco! Mateus 27 : 21-24
JESUS E O INSETO
Entomologia é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio ambiente. A palavra Entomologia é proveniente da união de dois radicais gregos, entomon (inseto) e logos (estudo) e vem sendo empregada desde Aristóteles (384-322 a.C.) para designar “estudo dos insetos”.
Pergunta: o que isso tem a ver com Jesus? A princípio, nada. Mas quando pensamos em termos biológicos, ele se encontra no Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Insecta, um dos maiores filos encontrados no planeta, que possui uma alta capacidade de ADAPTAÇÃO, como em um post que vi no blog Diário de Biologia abaixo:
Durante as inundações causadas pelo furacão Isaac, as formigas tiveram que desenvolver uma estratégia para salvar suas colônias. Em um fabuloso trabalho em equipe, as operárias uniram seus corpos leves formando uma espécie de jangada que flutua na água. A formiga-rainha é abrigada com segurança no centro da estrutura viva. Mesmo em uma situação dessas, as operárias continuam cuidando das larvas e as soldados protegendo as companheiras.
Fonte: http://diariodebiologia.com/
É impressionante como um inseto pode me remeter a esta passagem:
"Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito (Dt 6,5). Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18)."
Mateus 22:37-39
A base de toda religião cristã está nestes dois grandes mandamentos que, se fossem praticados por todos que se autodenominam cristãos, certamente o mundo seria melhor, com menos gente à margem da sociedade sofrendo, na maioria das vezes, preconceitos que variam da cor, sexualidade, uma doença contagiosa, posição social, religião, entre outros.
Considerando o capítulo 12 do livro do Êxodo, onde fala da instituição da Páscoa, Santa Ceia, e quando a antropologia fala da importância do surgimento da família, das tribos, civilização etc., contribuindo para nosso processo de evolução e perpetuação da espécie, pois a partilha dos primeiros grupos foi fundamental para a sobrevivência da espécie, deve ser por isso que Jesus falou isso, já que o povo judeu estava escravizado pelos romanos, além de uma longa história de escravidão.
Deus é tão perfeito que talvez Jesus, ao estudar as escrituras, em sua individualidade e imensa sabedoria, deve ter observado as formigas como no post acima e ter se inspirado para instituir o que na doutrina católica chama de Eucaristia, ou seja, Cristo se fez carne no pão e no vinho, representando seu corpo e sangue.
Outra abordagem interessante feita por uma colega bióloga é que somente alguns insetos andam sobre a ÁGUA. Pensando em andar sobre a água, encontramos a seguinte passagem:
Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Mateus 14:28-31
Confronto com todas as vezes que eu deixei Deus em segundo plano porque tinha que estudar para uma prova ou concurso; quando não cheguei à missa porque estava preocupado com minhas coisas; quando deixei minhas obrigações cristãs porque estava feliz demais! Se Pedro andou sobre as águas indo ao encontro de Jesus, por que eu não podia? Simples: porque vou à igreja, rezo, faço penitência, mas no fundo eu duvido. Estava duvidando que Ele é maior que todas as coisas, que Ele é o centro da minha vida. Percebi que a graça não vinha porque duvidava.
ADAPTAÇÃO – quando penso em adaptação, lembro-me da história de Jó, de Paulo e tantos outros apóstolos. Por que eu não estava evangelizando em casa, na escola, no trabalho etc.? Por que não estava amando e nem tentando entender meu irmão? “Sou assim e pronto, acabou; as pessoas têm que me aceitar do jeito que sou!” dizia eu, mas na verdade é só um pensamento egoísta. Aprendi que tenho que me adaptar ao jeito das pessoas porque elas são obras de Deus, e para fazê-las me escutarem, tenho que escutá-las, me interessar pela vida delas, mesmo quando acho que a vida delas é fútil, que elas só falam besteiras. Jesus tocava as pessoas porque adaptava sua linguagem para que fosse melhor entendida.
Por último, uma colega disse que chamar alguém de inseto é uma das ofensas comuns quando queremos ridicularizar o outro. Logo veio esta passagem:
"Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo".
Mateus 20:26
O servo, por ventura, não é o menor de todos os homens? Talvez o mais desprezível. Porém, comecei a pensar em minha liderança quando me acho melhor que os outros, quando meu título me faz querer ser grande. Grande bobagem minha; apenas entrei em trevas pensando assim, como diz o profeta Isaías:
"Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho, Israel, mísero inseto. Sou eu quem venho em teu auxílio, diz o Senhor, teu Redentor é o Santo de Israel".
Isaías 41:14
Mesmo sendo eu um inseto miserável, é Deus que me faz poderoso em minha pequenez.
É claro que, dependendo da crença, pode-se considerar absurdo ou não o fato de Pedro ter andado sobre as águas, ou podemos levar por um sentido figurado de estado de leveza da alma. Particularmente, tenho presenciado alguns milagres, e quando falo em milagres, não são aqueles mirabolantes, mas o milagre da conversão, da mudança de comportamento. Creio também que muitos que estão fora de denominação religiosa têm uma postura cristã melhor que muitos que lá estão. Como, por exemplo, o caso de uma venda de convites da galinhada que foi realizada na igreja: o pessoal ofereceu para uma pessoa que estava bebendo no bar, que disse: “Toma aqui o dinheiro, mas dê para alguém que precise deste prato de comida”. Ser cristão é muito mais que ir a missas, cultos, rezar etc. É algo de dentro da alma, do espírito.
Bom, caríssimos, este foi um dos temas que pretendo partilhar. Estarei postando mais temas; a ideia é tentar um por semana, abordando uma temática das diversas áreas do conhecimento: física, química, biologia, matemática, informática etc. Se tiverem sugestões de temas ou críticas, podem deixar nos comentários. Até a próxima!