sexta-feira, 11 de abril de 2014

Deus e o abstracionismo

JESUS E A IMAGEM PERFEITA



Naquele tempo,os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acre­diteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali.Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. E muitos, ali, acreditaram nele. Evangelho (Jo 10,31-42)



Jesus se encontrava numa situação difícil, está diante dos judeus que já não escondem o desejo de apedrejá-lo, tudo porque eles esperam um Deus diferente de Jesus, um super homem capaz de libertá-los da opressão, talvez essa confusão seja provinda de uma imagem abstrata de Deus. mas o que chama atenção na passagem foi a resposta de Jesus "Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo?"

Então segundo Jesus ao citar a lei nos faz entender que não havia uma "Deus" propriamente dito e sim pessoas usadas por Deus, já que o mesmo não tem forma , ou ainda, seria todo aquele que manifestasse o poder divino. Se Deus não tem forma, logo ele é abstrato, e a arte decidiu usar isso como forma de expressão chamada abstracionismo, mas o que é abstracionismo?

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.

Reações contrárias 

Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite europeia ficou chocada com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.

Fato curioso é que Jesus e a arte abstrata foram hostilizados por não conseguimos aceitar o novo, na verdade um novo ângulo e como o tempo corremos o risco de distorcer uma realidade ou uma verdade porque ouvimos falar por estarmos acomodados a nossa visão, talvez por isto que o reino dos Céus são daqueles que conseguem enxergar as coisas de forma simples e aberta ao novo,como as crianças  não necessariamente este novo seja abrir mão do antigo e sim agregar ao antigo uma nova sabedoria.

Jesus sabe que que a palavra de Deus não muda o que muda é a forma do homem enxergá-la, interpretá-la, ele sabe que tradição pode ser uma aliada e uma inimiga ao mesmo tempo, nos ensina a olhar para Deus de forma a abandonar nosso eu, investigando, ouvindo a voz de Deus em nosso coração



Nenhum comentário:

Postar um comentário